:alerta: USUÁRIOS DO PINGUIM :tux: ME AJUDEM
quero instalar um SO linux no meu pc. como faço pra decidir? quais são as melhores opções?
boosts são bem-vindíssimos :boostsPorFavor:
@linux
Mint é tão bom que uso até hoje, mesmo sendo um usuário mais avançado
@miugnutos @linux recomendo fortemente o ZorinOS. É o que eu to usando atualmente, e não me incomodo com praticamente nada... ele é muito bonito, e feito pra facilitar pra quem ta fazendo a transição do windows. Ele não tem atualizações pra versões novas muito constantes, o que faz com que ele seja mais estável por ficar mais tempo com versões de programas que não são recém lançadas
vai na fé!! :tux:
@miugnutos@ursal.zone
Se for sua primeira vez no linux recomendo o Mint.
Adiciona o @linux@lemmy.eco.br no seu toot original que você recebe mais respostas do pessoal do lemmy.
@miugnutos@ursal.zone Por ser mais simples de usar vindo com as principais ferramentas já instaladas, e tem uma interface mais proxima do windows.
@linux@lemmy.eco.br
Se já usou linux antes e tem prática, então pode dar uma olhada em mais opções se quiser buscar a que te atende melhor. Se quiser, minha sugestão é pegar um pendrive, instalar o ventoy nele e colocar todas as isos que quiser testar. Aí vai experimentando no pc e vendo qual gosta mais. Algumas interessantes pra testar são ubuntu, mint, fedora, pop os, opensuse. Essas distros são mais voltadas pra uso geral, mas tem também distros que são voltadas pra aplicações mais especificas que talvez possam te interessar, a depender da sua máquina e da aplicação. Por exemplo, mx linux é muito boa pra máquinas antigas, nobara é bem prática pra jogos, etc.
Mas de qualquer forma, com mint não tem erro, é a mais indicada pela comunidade. Se quiser pular a experimentação, pode ir direto de mint e ser feliz.
@nossaquesapao @miugnutos Essa dica do Ventoy é ouro. Muito importante testar as distros no seu hardware, porque sempre rola um ou outro bug chato de resolver. A minha recomendação seria o Ubuntu porque da minha experiência é a mais amigável pra iniciantes e tem muitas fontes de informação e documentação disponível. Eu comecei lá e migrei pro Fedora depois da introdução dos Snaps, mas acho que hoje tá sossegado tirar isso se você quiser. Enfim, pra onde for, boa jornada e se der ruim grita que a gente tenta ajudar.
@nossaquesapao tô anotando cada sugestão e vou dar uma olhada a fundo amanhã. Mas recomendaram tanto o mint q já tô inclinado mesmo hehe
@marcoribeiro @kariboka @linux oq tu diria q tem de diferente do fedora pro mint?
Pra quem quer ter uma experiências os usuários recomendaram ótimas distros, dou ênfase e recomendo Kubuntu, Mint e POP OS caso queira lidar com coisas mais fáceis e prontas.
Agora ;
Quer mergulhar de cabeça no linux e software livre ?!
Instala o Slackware ou Arch se quiser passar por toooooda a dor de cabeça e aprender o funcionamento da OS antes de encontrar problemas com as distros mais "prontas". É uma OS para usuários avançados, um linux "de verdade" (sem o nojão do systemd, vc vai aprender o que é). Existem diferenças grandes entre os linux prontinhos e empacotadinhos e aqueles que te forçam um pouco a entender a estrutura genial que compõe o kernel, os ambientes de desktop, os serviços e camadas dessa super engenhoca contributiva que está desde os anos 90 dominando tudo por onde passa.
@guilhermegnzaga hahwhahahaha não tenho nem coragem de mexer tão profundamente assim
Comece com os mais simples, vc vai curtir e vai notar uma diferença na velocidade de resposta da sua máquina tremenda se estiver tudo certinho.
Depende muito da particularidade do seu uso. Por exemplo, eu uso Debian, pela estabilidade, com o KDE Plasma porque, como trabalho com leitura e produção textual, eu faço algumas personalizações que me deixa mais confortável pra essas atividades, tendo em vista que o KDE é um Desktop Environment que permite muitas personalizações.
Se quiseres experimentar o KDE Plasma, eu te recomendaria o Tuxedo OS, que é bem atualizado e estável, embora seja baseado no Ubuntu. O único porém é que, como é desenvolvido por uma empresa alemã, as atualizações são mais lentas pra baixar por conta da localização do servidor.
Outra sugestões seriam algumas flavors do Ubuntu. O Kubunto pro KDE Plasma é legal também; o Xubuntu é uma boa alternativa pra computadores mais modestos por conta do Xfce; e o Ubuntu Mate que também é leve e o padrão dele é funcional, não precisando personalizar muita coisa — eu acho melhor que o Gnome, inclusive. O projeto principal do Ubuntu não anda bem das pernas, mas as flavors conseguem ser melhores do que o original.
Eu puxo muito a sardinha pros derivados do Debian porque foram os que mais passei tempo usando e estudando. Mas, a sugestão do Fedora é uma boa. E também poderias considerar conhecer o Manjaro.
Abraços.
Se for absolutamente novato, recomendo um ZorinOS, já que ele tem um banco de dados de aplicativos do Windows (que não são compatíveis nativamente) que sugere passos para rodar eles ou usar alternativas.
Também tem o EndeavourOS que é baseado em Arch Linux, então os aplicativos, drivers e kernels são frequentemente atualizados. E de quebra pode usar a excelente documentação da Arch Wiki.
E existem distros como a elementaryOS, que são bonitas porém não tão fáceis de se usar para iniciantes.
@rthealien @linux já ouvi falar desse. Oq tu gosta nele?
@rthealien @linux "funciona" e "não quebrou até hoje" sempre pontos fundamentais kkkkkk
Fico lembrando do meu primeiro notebook windows. Passou um mês deu tela azul, tive q ligar pro suporte e tudo pra resolver :frogCozy: