Sempre fico pensativo sobre esses 10% do garçom, isso incorporou totalmente, onde eu chego tem isso. O que vocês pensam sobre?
Um lixo, se vc quer me cobrar a mais, pelo menos seja honesto no cardápio e cobra 10% a mais. E pague seus funcionários uma porra de um salário bom com esse dinheiro.
100% a favor.
Anotação: Minha esposa é cozinheira e a maior parte do salário dela vem da gorjeta.
Parte vai pra pagar despesas laborais do empregador (FGTS e outros) o resto é divido entre os empregados de diferentes formas. No hotel em que trabalha minha esposa é por pontos dependendo da função, ela é chef então recebe 8 pontos, o rapaz de limpeza recebe 1. Um amigo que é garçom en outro restaurante, quando entram a trabalhar começou com um ponto, e a cada 6 meses ganha um ponto a mais, então o pessoal com mais tempo de casa ganha mais. Em outro restaurante que trabalha outro amigo se divide de igual forma entre todos, então o rapaz da limpeza é o chef ganham bem parecido. Não sei como é a regulamento de como se divide, por que cada lugar que conheço faz de um jeito diferente.
Ué, sempre foi assim. Sempre teve 10% na minha região (estado do RJ). O que está sendo novidade para mim são restaurantes que estão retirando os 10% por padrão, o que me leva por muitas vezes, inadvertidamente, não pagar os 10%.
Agora, quando o atendimento é uma bosta eu faço questão de tirar os 10% de qualquer forma.
Quase certeza que isso é municipal ou estadual. Não lembro de lei federal específica sobre isso.
Achava que isso era coisa de São Paulo (capital). Tá em todo lugar mesmo?
Preciso sair mais de casa kkkkkk eu não ligo não, desde que vá realmente pros garçons.
Eu também não me importo, questionei pelo fato de desconfiar que muitos estabelecimentos usavam estes 10% para lucrar mais, entende? Mas se for dividido entre os funcionários, sem problema